Naciopetro

Armazenamento de Combustível: 4 dúvidas mais comuns

Sabemos que o armazenamento é o ponto principal a ser considerado em qualquer etapa na cadeia de combustíveis.

Se esse processo é realizado de maneira correta, podemos concluir que será um produto de qualidade e que atende preferencialmente às necessidades do cliente final.

Contudo, nem todas as dúvidas sobre o processo de armazenamento de combustível são respondidas de maneira clara — e elas precisam ser esclarecidas de uma vez por todas.

Quem sabe as suas dúvidas não as mesmas? Leia o artigo até o final e vire um craque no assunto.

4 dúvidas que você precisa entender

No processo de estocagem do combustível, há diversos estudos, processos e tecnologias envolvidas, capazes de assegurar maior segurança e manutenção no que se refere à qualidade do combustível. Vamos entender algumas questões importantes:

1. Como é feita a segurança do recebimento do combustível?

É muito importante que todas as etapas do processo de armazenamento sigam um padrão. Dessa forma, faz-se um checklist para que todas as etapas sejam inspecionadas — tais como a análise de itens,  documentação dos motoristas e estrutura do veículo. Esse trabalho é realizado para minimizar o tempo de espera e contribuir com a segurança de todos os envolvidos.

2. Como fica o meio ambiente no processo de armazenagem?

A Naciopetro é uma empresa de grande responsabilidade socioambiental, e vem trabalhando essa questão em conformidade com todas as políticas públicas, marcos legais e regulatórios pertinentes ao setor. Nosso objetivo é realizar o processo de armazenamento de forma sustentável, prezando pelo estímulo às boas práticas socioambientais e de qualidade.

3. Combustível em armazenamento tem prazo de validade?

Existe um período de teste feito pela ANP, que é conhecido como o “período de indução”. Ele consiste basicamente na retirada de uma pequena amostra do combustível, diretamente do tanque. Dessa forma, a amostra precisa resistir à indução do oxigênio por um tempo mínimo de 6 horas.

Cada 60 minutos de resistência equivalem a um mês de estoque — caso o tanque também possua uma condição excepcional para luz e calor.

4. Qual é o tipo de armazenamento de combustível indicado?

Quando se trata de empresas que realizam a distribuição de combustíveis, é fundamental que os tanques sejam em solo terrestre, facilitando o transporte desses reservatórios. Fora isso, a flexibilidade nos transportes de tanques é ainda maior, pois, ao notar qualquer irregularidade ou vazamento, o problema pode ser facilmente resolvido.

Outro fator super importante é a necessidade da proteção adicional, com o intuito de evitar danos causados por vazamentos. Deve-se instalar um reservatório de contenção — como prevê a Resolução CONAMA 273 — com um inspecionamento periódico para que se identifiquem possíveis vazamentos a fim de preservar o meio ambiente. 

Tratando-se de que tipo de material é feito o tanque de armazenamento, é importante que se busque o mais apropriado para a realização da atividade, na intenção de evitar possíveis complicações — como a contaminação do combustível, por exemplo. Ao obter um tanque, é possível encontrar variedades de materiais que o compõem, como aço inox entre outros.

Qualidade e sustentabilidade precisam caminhar juntas

Conforme vimos ao longo deste texto, o armazenamento de combustível passa por várias etapas para garantir que o produto que será despachado para o cliente seja de qualidade. Além disso, precisam ser considerados e implementados critérios de segurança quanto aos funcionários. A sustentabilidade precisa estar atrelada a todo o processo que envolve a estocagem do produto.Agora que você tirou suas dúvidas e já sabe tudo sobre os processos que envolvem o armazenamento, bem como a segurança, a validade do componente em estoque e a importância socioambiental nesses processos, que tal conhecer os nossos produtos e serviços?